PPLSA

terça-feira, 23 de abril de 2013



GT “O Olhar das Ciências Sociais sobre as Populações Costeiras e Ribeirinhas”

Coordenadores: Dr. José Colaço Dias Neto – Pesquisador no Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisa da Universidade Federal Fluminense (NUFEP-INCT-InEAC/UFF); Dra. Francisca de Souza Miller – Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Alguns grupos sociais, designados como tradicionais, que vivem do extrativismo, da agricultura entre outras atividades – tais como pescadores artesanais e ribeirinhos em geral – foram ou são habitantes destas regiões costeiras ou ribeirinhas e historicamente têm sido impactados por diversos fenômenos tais como a expansão metropolitana, o turismo, a carcinicultura, os parques eólicos e as formas de controle oficial em áreas de interesse ecológico. O objetivo deste Seminário é reunir pesquisas que enfoquem processos sociais nos quais as populações costeiras estejam envolvidas direta ou indiretamente. Etnografias e reflexões sobre o direito costumeiro, o conhecimento naturalístico e o manejo dos ecossistemas, as formas de organização política destas populações, suas estruturas econômicas bem como os conflitos suscitados por diferentes agentes sociais são alguns dos aspectos que interessam neste Seminário. Refletir sobre pesquisas elaboradas em diferentes contextos regionais ou mesmo nacionais tem se mostrado uma ferramenta profícua para a compreensão das semelhanças e distinções que caracterizam as populações costeiras.










CHAMADA UNIVERSAL MCTI-CNPQ 14/2003 & CHAMADA DE PROJETOS MEC/MCTI/CAPES/CNPQ 71/2013

Caro(a) Coordenador(a),

Estamos remetendo em anexo cópias de duas chamadas públicas para as quais gostaríamos de contar com sua colaboração na divulgação aos pesquisadores de seu programa.

A primeira é a Chamada Universal MCTI-CNPq 14/2003.  Chamamos a atenção para o fato de que a faixa B é destinada exclusivamente a pesquisadores PQ-2 e DT-2. Pesquisadores com outro perfil podem apresentar propostas nas faixas A e C. Podem ser solicitados recursos de capital, custeio e bolsas (Iniciação Científica e Apoio Técnico). A data limite para a submissão de propostas é 23 de maio próximo.

A segunda é a Chamada de Projetos MEC/MCTI/CAPES/CNPq 71/2013, para o apoio à cooperação internacional por meio da concessão de bolsa a Professor Visitante Estrangeiro (PVE) e recursos de custeio. A chamada oferece financiamento para o recebimento de pesquisadores estrangeiros produtivos, com boa flexibilidade. O pesquisador pode vir ao Brasil por dois ou três anos seguidos, realizando uma a três viagens por ano, de modo a ficar de 30 a 90 dias por ano no programa. O valor da bolsa é R$14.000,00 e o custeio pode chegar a R$50.000,00. O prazo para a submissão de propostas é 20 de maio de 2013 (para projetos com início entre agosto e outubro) ou 19 de agosto de 2013 (para projetos com início entre novembro de 2013 e janeiro de 2014).
As duas chamadas são ótimas oportunidades de fortalecimentos das atividades de pesquisa nos programas. Por essa razão, gostaríamos de estimular a apresentação de propostas e ficamos à disposição para prestar os esclarecimentos que necessitarem para tal.

Cordialmente,

Emmanuel Zagury Tourinho
Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação
Iracilda Sampaio
Diretora de Pós-Graduação









CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO REVISTA COLINEARES

Convidamos pesquisadores, professores e alunos a submeterem textos à Revista Colineares, uma publicação semestral do Departamento de Letras Vernáculas da Faculdade de Letras e Artes (FALA), campus de Mossoró, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O periódico aceita textos inéditos resultantes de trabalhos desenvolvidos em parcerias entre orientador(es) e orientando(s).
Recebemos, em caráter de fluxo contínuo, contribuições espontâneas ou de pesquisadores, de diversas partes do país, convidados a submeterem textos à apreciação. A Revista Colineares é atemática, aberta aos diversos estudos sobre a linguagem.
O periódico é divido em três seções: Nossas Letras é a seção a se dirigir os artigos das áreas de Linguística e de Linguística Aplicada; Belas Letras volta-se a estudos da área de Literatura, teoria, análise, história e crítica literária; e Tantas Letras destina-se a pesquisas com línguas estrangeiras, segundas línguas e línguas adicionais. Os autores escolherão a seção a que submeterão seu texto, mas os pareceristas poderão indicar o artigo para outra seção.
Para submissão de textos e mais informações, visite: http://periodicos.uern.br/index.php/colineares.

UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
http://www.uern.br









CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO GRAU ZERO: REVISTA DE CRÍTICA CULTURAL

Está aberta a chamada para publicação do número 1, vol. 1 da Grau Zero: revista de Crítica Cultural, exclusiva para textos de mestrandos e doutorandos. Solicitamos que, por favor, divulgue esta chamada entre seus alunos.
Agradecemos pela colaboração.
Atenciosamente,
Daisy Almeida
Editora da revista Grau Zero
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO GRAU ZERO: REVISTA DE CRÍTICA CULTURAL
A comissão editorial da revista estudantil Grau Zero: Revista de Crítica Cultural, vinculada ao Programa de Mestrado em Crítica Cultural da Universidade do Estado da Bahia – UNEB receberá artigos, resenhas e entrevistas inéditos, desenvolvidos por estudantes de programas de pós-graduação stricto sensu do Brasil e do exterior até 15 de maio de 2013.
O eixo temático deste número é “Configurações da Crítica Cultural”. Considerando que as formas de dominação se inscrevem no âmbito da cultura, marcando os domínios do saber e controlando formas alternativas de poder, estamos acolhendo textos que descrevam e apontem modos de combate às lógicas de controle político empenhadas em reproduzir e naturalizar significados, e com isso fazermos emergir, através da Crítica Cultural, novas perspectivas de reconfigurações oriundas das margens e demandas minoritárias.
Os trabalhos devem ser enviados, conforme normas de publicação, para o e-mail:grauzero.uneb@gmail.com, em duas vias no formato word: uma contendo texto completo e informações sobre o autor (nome, formação, e-mail, instituição, país); outra, contendo texto completo, porém, sem nenhum dado que identifique o autor.

Para mais informações acesse o site http://www.poscritica.uneb.br/?p=2173

Nenhum comentário:

Postar um comentário