DEFESA PÚBLICA DA DISSERTAÇÃO DE
MESTRADO
PROGRAMA: PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGENS
E SABERES NA AMAZÔNIA – PPGLS
ALUNA: Wanna Célli da Silva Sousa
TÍTULO: CURA, SABERES E MODO DE VIDA NA PRÁTICA
DO CURANDEIRISMO EM BRAGANÇA-PA.
ORIENTADOR(A): Prof.
Dr. Ipojucan Dias Campos
BANCA
EXAMINADORA:
Prof. Dr. IPOJUCAN DIAS CAMPOS – Presidente (UFPA)
Prof. Dr. KARL HEINZ
ARENZ (UFPA)
Prof. Dra. MARIA ROSEANE CORRÊA PINTO LIMA
(UFPA)
LOCAL E DATA:
(SEXTA FEIRA) 25 de ABRIL de 2014 – 14:00 h
SALA DE AULA DO PPGLS – Bloco 02 – Sala 04.
Campus Universitário de Bragança
RESUMO
RESUMO
Esta dissertação
trata essencialmente dos sentidos socialmente construídos em torno do
curandeirismo em Bragança (PA); entendendo que tal prática não se realiza de
forma isolada, mas, ela se manifesta em meio a um dado campo social de relações
e trocas simbólicas com a medicina dita científica, a sociedade e com os
diversos discursos construídos em torno dela. Ancorada na oralidade, este
trabalho procura conhecer a história de vida de três curandeiros, que
envolvidos por diversas divindades exercem, em terras bragantinas, a exímia
arte de curar. Esses sujeitos, donos de um saber empírico oriundos das relações
de trocas e diálogos interculturais com a natureza constroem modos de vida e
saberes junto à população e assim criam identidades próprias a partir destas
relações. No campo dessas representações, surge a necessidade de realizar um
processo de rememoração através da história da construção do discurso, para
entender sua materialização no contexto atual de Bragança e assim relacionar
tal termo às construções que são difundidas a respeito das práticas de
curandeiros. Por isso essa investigação coloca-se nos domínios de procurar
entender porque parte da população bragantina recorre aos saberes dos
curandeiros, ora como um uma possibilidade a mais para sua cura, ora como único
meio que leve a esta. Mais do que registrar vozes por meio das entrevistas, tal
trabalho agrega uma valorização do saber empírico desses sujeitos, refletido na
linha dos elementos que vão construindo suas identidades em meio a rezas, orações,
remédios, partos e curas, orientados de um envolvimento com a natureza, o local
e imaginário social. Diante deste quadro, a dissertação dedica-se a entender os modos de vida e as
relações que os curandeiros possuem com a sociedade bragantina, de modo que,
alguns pacientes, orientam e constroem modos de vida a partir de tais práticas,
chegando a reservar um espaço considerável de valorização do curandeirismo em
sua vida cotidiana. Então este trabalho aborda três eixos, pensados a partir
dos documentos adquiridos com a pesquisa de campo e com a narrativa de 1906 de
Benedito César Pereira, a saber, os discursos políticos, cultural e social
envolvidos na prática do curandeirismo, trajetória de vida de curandeiros e
modos de vida da população.
PALAVRAS- CHAVE: Bragança, Curandeirismo,
discursos, cura, modos de vida e saberes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário