PPLSA

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Inscrições abertas para o Curso de Método Lógico para Redação Científica Internacional

Como já se tornou uma tradição na UFPA, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) promove, neste mês de maio, mais uma edição do curso Método Lógico para Redação Científica Internacional, ministrado pelo professor doutor Gilson Volpato, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, Botucatu). Estudioso da área de redação e publicação cientifica há mais de 25 anos e com dezenas de livros publicados sobre o assunto, ele ministrará o curso, nos dias 23 e 24 de maio, no Centro de Eventos Benedito Nunes (Campus Básico da UFPA, bairro Guamá, em Belém), nos horários das  9h às 18h e das 9h até ás 12h. As inscrições estão abertas aqui.
Esta será a quinta edição do evento que já se tornou anual na Federal do Pará. Serão ofertadas, este ano, de 900 a 1.300 vagas. O objetivo do curso é desenvolver um discurso científico coerente e equiparado ao nível de produções estrangeiras. O Método Lógico ajuda a corrigir vícios adquiridos. Seu pressuposto central é que, para se ter um bom texto, segue-se uma boa ciência, que permite uma excelente pesquisa, que exige uma redação forte para possibilitar publicação em nível internacional.
Aplicação – O curso ajuda estudantes e docentes na redação de publicações acadêmicas exitosas, possui base simples e aplicação complexa. Dividido em três partes, o curso Método Lógico busca esclarecer e ensinar os conceitos básicos de ciência e publicação, metodologia da produção textual, além de novos conceitos e abordagens dessa produção. Aliando teoria e prática, a estrutura do curso foge do tradicionalismo e das regras prontas para a redação científica.
Organizado pela Diretoria de Capacitação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), o curso constitui mais uma iniciativa da UFPA voltada à internacionalização de sua produção científica e no fortalecimento da pesquisa dentro do âmbito da UFPA. O público-alvo são alunos, professores e técnicos da UFPA, especialmente aqueles que atuam na pesquisa. A inscrição pode ser feita aqui: 
 
 
Sobre o ministrante - O professor Gilson Volpato é pesquisador na área de Ciências Biológicas e durante alguns anos tem desenvolvido estudos sobre o que pode tornar a comunicação científica eficaz, além de investigar as dificuldades enfrentadas por brasileiros ao tentar submeter trabalhos a publicações internacionais. A abordagem do tema é feita por meio de análises de textos com pontos negativos, os quais trazem obstáculos para os autores produzirem publicações mais expressivas. Ao longo da análise de exemplos, são fornecidas dicas para solucionar os problemas apresentados, discutindo-se como devem ser elaborados os textos científicos que terão mais chance de ser aprovados em publicações.

Serviço
Inscrições abertas para o Curso de Redação Científica Internacional 2015
Data de realização: 23 e 24 de maio
Horários: das 9h às 13h e das 14h às 18h.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário